Re: [obm-l] BELEZA: belgas e pontos.

----------
>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l]  BELEZA: belgas e pontos.
>Date: Sat, Aug 9, 2003, 10:37 PM

> Ok. A demonstração do Wagner deve ser uma que envolve desenhar umas esferas.
> É legal, mas não é minha demonstração favorita deste fato.
> Por mim a demonstração "certa" consiste em observar que o cone tem equação
> de grau 2 (x^2 + y^2 = z^2) e rodar ou transladar não altera o grau.
> Tomar a interseção com um plano, digamos o plano z=0, já que rodamos,
> [...]

Nao ha duvida sobre o que esta escrito acima. Entretanto, ha um pedaco de
frase assim: "e ja sabemos o que estas curvas sao".
Sim! Nos sabemos, mas os alunos provavelmente nao.

Ja que fui citado (ou provocado) em mensagem anterior, quero dizer que
os alunos podem perfeitamente conhecer as conicas muito antes de estarem
familiarizados com a geometria analitica no espaco, translacoes e rotacoes.
E isto eh muito bom. Conhecer desde cedo as curvas e suas diversas formas,
definidas por um unico numero chamado excentricidade.
A demonstracao "legal" que usa as esferas eh totalmente elementar e permite
obter um resultado surpreendente que vai agora para a "beleza matematica"
da lista.

Em um cone (duplo) as geratrizes fazem angulo X com o eixo do cone e um
plano corta esse cone fazendo angulo Y com o eixo. Entao a secao do plano
com o cone eh uma curva cuja excentricidade eh cosY/cosX.

Abracos.

E. Wagner.