Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

on 09.08.03 18:39, Frederico Reis Marques de Brito at fredericor@hotmail.com
wrote:

> 1) Acho que esse será praticamente unânime: Teorema de Euclides sobre a
> exist~encia de  infinitos primos.
>
> 2) Teorema de Bezout sobre MDC: O máximo dvisor comum de dois inteiros é uma
> comb. linear inteira ( em realidade a menor positiva ) desses números ,
> pelas várias aplicações deste na Teoria dos Números.
>
> 3) O Princípio de Dirichlet, pela potência .
>
> 4) O posto-linha = posto-coluna. Não sei mais sempre achei este resultado
> muito inusitado, já que uma matriz nada mais é que "um amontoado" de
> números...

> [...]
Oi, Frederico.

O principio de Dirichlet a que voce se refere eh o das casas de pombos?

O TNP eh um pouco avancado demais (mesmo com uma demonstracao elementar),
mas aquelas desigualdades de Chebichev sao aceitaveis, assim como o
postulado de Bertrand, que penso seriamente em botar na minha lista.

Pra mim, o TVI (e qualquer resultado que dependa do axioma do supremo) foi
um caso mais dificil de decidir, mas como tem aquele probleminha do monge
subindo e descendo a montanha, acho que ele tambem eh aceitavel. E, afinal
de contas, tem um volume da colecao do Iezzi que trata de limites, derivadas
e integrais...

Um abraco,
Claudio.