Re: [obm-l] Problema

Não entendi o raciocínio abaixo:

"Seja X a idade de uma das pessoas da reunião
Isole nosso amigo da reunião e particione as 200 pessoas restantes em
grupos
de 5.
Evidentemente se colocarmos nosso amigo em cada um dos grupos haverá um
outro indivíduo com idade X."

Já que num destes grupos de 5 já podiam existir 2 ou mais pessoas com a
idade Y, o que satisfaria a condição do enunciado, sem q houvesse a
necessidade de 41 pessoas com a idade X.

O raciocínio correto, a meu ver, começaria pela conclusão de que, se eu
posso garantir que em cada grupo de 6, 2 possuem a mesma idade, então
existem no máximo 5 "idades" diferentes entre as 201 pessoas.

O resto fica evidente pelo PCP.

 --- x ---

Eu usei implicitamente esse fato, deveria ter sido mais claro:
"Seja X a idade de uma das pessoas da reunião
Isole nosso amigo da reunião e particione as 200 pessoas restantes em
grupos de 5 CUJAS IDADES SÃO DISTINTAS!"

Na verdade essa foi uma falha ao passar a sol. do papel para o pc...

[ ]'s