[obm-l] DO FUNDO DO BAÚ

Brava Gente! Na volta as aulas, gostaria de compartilhar com os amigos da
lista, algumas experiências do colegial. Quem não lembra dos complexos
problemas de aritmética, como a pegadinha do Pereira (verdadeiro monumento à
simplicidade), o viajante dorminhoco, o encontro pontual, etc...............

Agora, quanto ao problema da escolha entre as duas opções, vale salientar que
não está incompleto e pior, a opção mais racional seria a primeira. PASMEM!!!

Pereira tem 8 anos. Ao fazer as contas, ele percebeu que sua idade já havia
dobrado três vezes nesse período: de 1 para 2, de 2 para 4 e de 4 para 8. Se
essa progressão persistir, transcorridos mais oito anos, que idade terá Pereira?

Um viajante ao atingir a metade do objetivo do primeiro dia, sentiu muito sono
e dormiu tanto tempo que passou dormindo ainda a metade do outro trecho. Qual
foi a parte da viagem que ele perdeu dormindo?

Embora eu esteja certo de que meu relógio está adiantado 5 min, ele está na
realidade, com 10 min de atraso. Por outro lado o relógio do meu amigo está
realmente 5 min adiantado. Nós marcamos um encontro às 10 horas e cada um de
nós planeja chegar pontualmente e em cima da hora. Depois de quanto tempo
chegará o retardatário?

Um abração!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br