[obm-l] Re: [obm-l] problema de física

Em texto vai ser meio chato de entender pois tem muitas divisões, tente
escrever as expressões para ficar mais fácil de enxergar as jogadas
algébricas.

Suponha que:

x = distância que A e B andam de bicicleta
t1 = tempo que A e B levam para percorrer x
y = distância que B anda a pé até o final
t2 = tempo que B leva para percorrer y.
z = distância que A anda para trás, de bicicleta, até encontrar C.
t3 = tempo que A leva até encontrar C.
vm = velocidade média dos turistas

Perceba que a velocidade pode ser calculada em cima do movimento de B.
Assim:
vm = (x + y)/(t1 + t2)

Durante o percurso temos que:
x = v2.t1                                      (1)
y = v1.t2                                      (2)
2z + y = v2.t2                              (3)
t3 = (x - z)/v1 = (x + z)/v2           (4)

(4)   =>   x.v2 - z.v2 = x.v1 + z.v1   =>   z = x(v2 - v1)/(v2 + v1)

(3)   =>   2x(v2 - v1)/(v2 + v1) + y = v2.t2 = y.v2/v1   =>   2x(v2 -
v1)/(v2 + v1) = y(v2 - v1)/v1   =>
2xv1 = y(v2 + v1)   =>   x = y(v2 + v1)/(2v1)

Portanto:
vm = (x + y)/(t1 + t2) = [y(v2 + v1)/2v1 + y]/[x/v2 + y/v1] = [y/2v1][3v2 +
v1]/[y(v2 + v1)/(2v1v2) + y/v1]   =>
vm = v2(3v2 + v1)/(v2 + 3v1)

Esta questão foi copiada vírgula a vírgula do livro "Problemas Selecionados
de Física", mas conhecido pelo nome de um dos autores, M. Saraeva. Diversas
questões deste livro já foram usadas em questões do ITA e do IME.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira