[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] geometria 2

 Se naum me engano na notação adotada no problema, o valor de AX é sempre
igual a p-a, onde p é o semiperímetro e a= BC, independente do triângulo.
No caso em que o triângulo, os pontos A, X, I e o outro pto de tangência
da circunferência inscrita a ABC formam um quadrado, e assim os lados são
todos iguais, ou seja, IX= AX. Mas IX=r, donde r= AX= p- a.
  Para ver que vale AX= p-a, faça o seguinte: sejm Y e Z os outros ptos
de tangência com os lados AB e BC, resp.. Então:
   AX=AY=x ; CX= CZ= z e  BZ= BY= y. Logo,
  c=AB= AY+ BY= x+ y
  a=BC= BZ+ CZ= y+ z
  b=AC= CX+ AX= z+ x
  Logo, vc fica com o sistema:
   x+y=c
   y+z=a
   x+z=b
 As soluções dão x=(b+c-a)/2= p- a, onde p= (a+b+c)/2