Re: [obm-l] Chines dos Restos para Polinomios

Oi Morgado,

Para ser sincero, eu só tinha visto o link outro dia e
achei diferente. Não li direito, li bem por cima.
Agora que li, achei meio esquisito sim (eu mesmo não
acharia a fórmula no teorema chinês dos restos - eu
gosto mais das suas aplicações, como no problema 6 da
Cone Sul desse ano). Eu sempre achei as duas coisas
bem diferentes.

Mas achei interessante a demonstração não indutiva do
teorema chinês dos restos (eu só conhecia a
demonstração por indução). Apesar disso, a
demonstração por indução tem uma vantagem que é ajudar
a entender os casos "zebrosos" (nos quais os m's não
são primos dois a dois), o que a demonstração do
artigo não cobre bem. Nada contra demonstrações por
indução (ainda mais vindo de mim, que gosto de teoria
dos grafos), é claro, mas achei interessante aprender
outra demonstração.

E no fundo, a parte da analogia usa o que o Claudio
mostrou e, de fato, é bem parecida com aquela
demonstração do teorema chinês.

O que eu acho é que aquela demonstração do teorema
chinês foi "inspirada" na demonstração de que o
polinômio interpolador funciona.

Agora, concordo que aquela parte do final "e se os z's
não são todos distintos?" é, no mínimo, muito
esquisita...

De qualquer forma, peço desculpas se o artigo não tem
um nível de qualidade satisfatório.

[]'s
Shine

--- Augusto Cesar de Oliveira Morgado