Re: [obm-l] polinomios

on 20.07.03 23:50, Eduardo Henrique Leitner at ehl@netbank.com.br wrote:

> Um polinômio f, divido por x+2 e x^2 + 4, dá restos 0 e x+1,
> respectivavemente. Qual é o resto da divisão de f por (x+2)(x^2 + 4)?
>
> tipo, eu resolvih fatorando o x^2 + 4 em (x + 2i)(x - 2i), mas eu acho que
> deve ter uma maneira mais real (não usando imaginários eu digo...) de resolver
> o exercício...
> se alguém souber souber se tem ou não tem outra maneira, por favor me diga...
> e caso tenha, como é?

Oi, Eduardo (e demais colegas da lista):

Estou de volta, depois de longas ferias. Assim, por favor desculpe a minha
forma bracal de resolver este problema (que deve ser parecida com a sua,
pois tambem envolve imaginarios):

Existe um polinomio g(x) tal que:
f(x) = (x+2)*(x^2+4)*g(x) + r(x), onde r(x) eh o resto procurado.

Como (x+2)(x^2+4) tem grau 3, r(x) tem grau no maximo 2 ==>

r(x) = ax^2 + bx + c, para racionais a, b, c (a serem determinados).

Do enunciado, temos que existem polinomios p(x) e q(x) tais que:
f(x) = (x+2)*p(x)
f(x) = (x^2+4)*q(x) + (x+1)

Isso implica que:
f(-2) = 0