Re: [obm-l] [niv-u] Var Complexa

On Wed, Jul 23, 2003 at 01:56:33AM -0300, Eduardo Casagrande Stabel wrote:
> Olá colegas da lista!
>
> A questão é do livro do Conway. Suponha que f:C->C é analítica fora de
> [-1,1] e contínua em todo C, demonstrar que ela é analítica em todo C.
>
> Abração,
> Duda.
>
> PS. Pela posição do exercício no livro, acredito que deva se usar o teorema
> de Morera (se a integral de f segundo qualquer caminho fechado retificável
> \gamma é zero, então f é analítica). Só que para usar o teorema de Morera,
> eu preciso calcular essa integral, e não consigo aplicar o teorema de Cauchy
> [...]

É isso mesmo, você quase completou a solução. Basta ver que se \gamma
corta ou contorna o segmento [-1,1] podemos considerar uma curva \gamma_1
que coincide com \gamma em quase todo o trajeto exceto que tem uma entrada
(um tubinho) para desviar de \gamma e fazer com que o número de voltas
seja zero. Como as duas paredes do tubinho quase coincidem, exceto pela
orientação, a integral no tubinho pode ser tomada arbitrariamente pequena.

[]s, N.