[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Prova por indução finita

Henrique, você fez exatamente o que eu temia que houvesse feito. No processo
de indução , nós assumimos que o resultado é válido para um vcerto número
natural, k, e devemos PROVAR que esse resultado também é válido para  o
próximo número natural (k+1). Assim, quando  assumimos que
k! > 2^k , estamos supondo que isto ocorra para um valor de k , o famoso
"fixo porém arbitrário" e não podemos "trocar"  k por  k+1.  Este foi seu 1o
erro. O segundo é que não  podemos demonstrar uma igualdade ou uma
desigualdade , "mechendo" nos dois membros e chegando ao final numa
igualdade obviamente verdadeira, tipo 0=0  ou  1> 0, por exemplo.  Para se
convencer disso, veja este exemplo simplório:

Vamos "prova"r que  -1 =1 .  Elevando ao quadrado dos dois lados: 1 = 1 ,
que é uma afirmação obviamente verdadeira, embora nossa tese não seja.

Grande abraço.(  E não se envergonhe, qq dúvida, escreva novamente!!! )

Frederico.