[obm-l] problemas propostos ...

Não estou conseguindo enxergar o princípio das gavetas nesse exercicio do eureka 11; fui analisando todas as possibilidades para os subconjuntos de inteiros, mas não chego a concluão alguma. Deve ser simples, mas não vejo....
1) Mostre que em qualquer coleção de n inteiros há um subconjunto cuja soma dos elementos é divisível por n.
2) Determine o valor máximo do produto xy se os números reais x e y satisfazem a relação: y(1+x^2)=x(sqrt(1-4y^2)-1).
   Qualquer ajuda nesses exercícios eu agradeço.
                 Korshinói