[obm-l] Re: [obm-l] Conjuntos numeráveis e conjuntos não enumerávei

On Wed, Jul 16, 2003 at 02:24:02AM -0300, Artur Costa Steiner wrote:
> Bom dia a todos, Eu gostaria de levantar um assunto que há algum tempo me
> intriga. O fato de um conjunto ser ou nao numeravel eh algo intrinseco ao
> conjunto ou depende da topologia nele definida?

O conceito de cardinal 'e um dos poucos que est intrinseco ao conjunto, n~ao
depende de nenhum outro tipo de estrutura, seja topol'ogica ou qq outra.

> [...]
>                                      todos os intervalos I_k. Mas como R eh
>                                      completo, existe, segundo um conhecido
>                                      teorema, um elemento x comum a todos os
>                                      I_k que, consequentemente, pertence a I
>                                      mas nao estah englobado na enumeracao X.
>                                      Isto nos mostra que nenhuma enumeracao
>                                      de elementos de I cobre a totalidade de
>                                      I, do que deduzimos que I e, portanto, o
>                                      proprio R, nao sao numeraveis.
>
> Mas para que esta prova seja valida, precisamos saber previamente que R eh
> completo e que todos seus elementos sao pontos de acumulacao do mesmo. Tais
> condicoes dependem da topologia definida em R.

Sim, a prova que voc^e acabou de dar depende da topologia de R.  Ali'as depende
tamb'em da ordem. Mas n~ao importa, R continua a ser n~ao enumer'avel mesmo sem
esta estrutura (a demonstra,c~ao pode n~ao funcionar, mas a conclus~ao ainda 'e
correta).
> [...]
>
> Na realidade, a prova que reproduzi para I eh um caso particular de uma outra
> que diz que se um espaco topologico S eh compacto e nao contem pontos
> isolados, entao S nao eh numeravel. O que acarreta que se um espaco
> topologico contem um sub-espaco com as caracteristicas de S, entao o espaco
> nao eh numeravel. Mas, os conceitos de conjunto compacto e de pontos isolados
> dependem da topologia definida.
>
> Uma outra prova da nao enumerabilidade de R eh a de Cantor, baseada em
> expansoes decimais dos numeros reais. Mas esta prova tambem pressupoem R com

Eu discordo, acho que a prova que usa expans~oes decimais n~ao usa propriamente
topologia nenhuma, usa apenas o fato de existir uma fun,c~ao injetora do
conjunto das seq"u^encias infinitas de 0s e 1s em R (que leva, por exemplo, a
seq 0100101001010... no n'umero com expans~ao decimal 0.0100101001010...).

> E eh isto que me intriga. Eh posivel provar que R nao eh numeravel sem
> admitirmos alguma topologia nele definida? O fato de provarmos que um
> conjunto eh ou nao numeravel numa topologia garante que tais condicoes sao
> preservadas em qualquer topologia?

Fica dif'icil provar alguma coisa sobre R se voc^e n~ao tiver um m'inimo
de informa,c~ao sobre R. Em geral esta informa,c~ao ser'a de natureza
topol'ogica (informa,c~ao de natureza puramente alg'ebrica 'e insuficiente)
mas isto n~ao significa que R v'a deixar de ser n~ao enumer'avel se
a topologia mudar.

[]s, N.