[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Demonstração

Ola Denisson e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Interessant, sehr interessant ! Oder ? Mas ... eu acho que nao entendi a sua
questao :

Segundo a exposicao abaixo segue que o ponto B - extremo do segmento de
comprimento minimo - fica univocamente determinado ANTES DA DESCOBERTA do
ponto C, mas me parerce que as coisas nao podem ser assim ...

Dado que a distancia entre quaisquer dois pontos e diferente da distancia
entre dois outros pontos quaisquer, entao, claramente, o conjunto das
distancias possiveis tem um valor minimo. Seja M esse valor minimo e { X,Y }
o par de pontos que lhe corresponde. Portanto, evidentemente, se tracarmos
um circulo de centro X e raio M nao podera haver nenhum ponto no interior
deste circulo, pois isto contrariaria a minimalidade de M. O mesmo se pode
dizer do circulo de mesmo raio e centro Y.

Agora, quem e A e quem e B ? ( X=A e Y=B ) ou ( X=B e Y=A ) ?

Me parece que nos so podemos responder a pergunta acima APOS ANALISAR OS
DEMAIS PONTOS ...

Suponhamos que P seja o conjunto de pontos e d(X,Y) a distancia entre os
pontos X e Y. Neste caso, se existe Z pertencente a P - {X,Y} tal que d(Z,X)
< d(W,Y) qualquer que seja W pertencente a
P - {X,Y,Z},  entao X=B e Y=A. Mas, na explicacao PRESSUPOE-SE que B esta
univocamente determinado, fato que EU nao consigo perceber ...

Sera que o ponto A e previamente dado ? Isto e, existe um ponto de partida ?
Ou, de fato, conforme eu suspeito, o ponto B e determinado "a posteriori",
tal como esbocei acima, e nao, "a priori", conforme voce implicitamente
pressupoe em sua exposicao abaixo ? Bom, se voce seriamente quer uma
discussao, voce precisa se pronunciar.

Considere, finalmente, os pontos : (0,0), (0,1), (2,1) e (-3,0). O segmento
minimo e { (0,0),(0,1) }.

1)Supondo A=(0,0) segue que B=(0,1). Logo C=(2,1) e D=(-3,0). Portanto, CD
corta AB
2)Supondo A=(0,1) segue que B=(0,0). Logo C=(2,1) e D=(-3,0). Portanto, CD
corta AB

O contra-exemplo acima E UMA PROVA de que os segmentos podem se cruzar, se e
que eu entendi corretamente o seu enunciado ou se o seu enunciado encerra
algo com sentido  ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1536,010703