Re: [obm-l] para os olimpicos

On Sun, Jun 22, 2003 at 02:10:51PM -0700, niski wrote:
> Sempre tive curiosidade no processo do aprendizado de voces (super
> dotados). Agora por exemplo que estou aprendendo a resolver algumas
> integrais indefinidas meu professor falou para a sala que o melhor jeito
> de se aprender isto é resolvendo milhoes de exercicios. É claro, pq
> resolvendo milhoes de exercicios nos pegamos velocidade e na prova
> poderemos resolver em tempo as integrais que serão propostas como
> exercicios. Pergunto : Vocês quando aprenderam integrais e coisas assim,
>   simplesmente viram um exemplo ou outro e basta para gabaritar as
> [...]

Eu não gosto muito da expressão "super dotados" como você provavelmente
está falando comigo (entre outros) a resposta é que quando eu estudei
cálculo achava este tipo de coisa uma chatice só. Eu gostava de análise,
de álgebra (como em teoria dos grupos), de problemas de olimpíada,
mas calcular integral... Depois de dar cálculo 1 um monte de vezes
começo a achar um pouco mais de graça no assunto.

Acho que seu professor tem razão, faça muitos exercícios.

[]s, N.