[obm-l] Re:

   Caro Helder,
 (a)  Faltou ABB na sua lista, mas acho que foi por esquecimento, nao ?
 Nesse caso a resposta e' 10: AAABBBABAA, por exemplo (como sao 8 sequencias,
que tem 8 primeiras letras e' claro que 10 e' o menor possivel; se fosse num
circulo e nao numa fila a resposta seria 8). Se voce quiser mesmo omitir o ABB
a resposta passa a ser 9: BBBAAABAB, por exemplo.
 (b) A resposta e' 2^n+n-1 (que e' claramente o minimo possivel, como acima; se
for num circulo a resposta e' 2^n). Ha' mais de uma prova interessante desse
fato (essas sequencias se chamam sequencias de de Brujin, se nao me engano).
Acho que vou deixar que as outras pessoas pensem um pouco sobre como provar
este fato, e depois, se for necessario, eu escrevo uma prova.
   Abracos,
            Gugu