Re: [obm-l] off: IMPA

Ola Prof Morgado e Diego,

Peco permissao ao Prof Nicolau e aos demais colegas para tentar acrescentar
algo a mensagem do Carissimo Prof Morgado.

Talvez sejam liberdades como estas que o IMPA autoriza - de permitir pessoas
sem graduaçao facam Mestrado e Doutorado - que fazem com que um Beethoven se
transforme em Beethoven e um Mozart em Mozart ... O ensino tradicional e
burocratico é realmente uma chatice e parece que isto e muito mais antigo do
que pensamos ...

Pessoas consabidamente talentosas ja enfrentaram dificuldades com o ensino
tradicional em epocas passadas ... Segundo um dos melhores biografos de
Newton, autor de "Newton, o ultimo dos feiticeiros", o Grande Isaac Newton
ingressou em Cambridge aos 20 anos, sendo portanto cerca de 3 anos mais
velho que a imensa maioria dos outros estudantes de sua classe e nao teve
destaque ou brilho algum em sua graduacao. E so permaneceu na Universidade
apos a graduacao por um misto de sorte e ajuda de um parente, que tinha
influencia na Universidade naquela epoca. Assim, Newton, ao contrario do que
imagina, nao foi precoce, nao se distinguiu como estudante na Universidade e
so prosseguiu nos estudos por influencia de terceiros e nao por merito
academico proprio.

E pode-se falar o mesmo de Galois a Einstein, passando por inumeros outros.

Por que sera que estas pessoas, que podemos considerar verdadeiramente
brilhantes, que trouxeram  contribuicoes originais e permanentes para a
humanidade, nao raro encontram tanta dificuldade em se adaptarem ao ensino
tradicional e burocratico ? Por que sera que estas pessoas, cujas obras
tornam incontestavel os seus talentos, nao se enquadram naquilo que
rotineiramente chamamos de pessoas inteligentes, isto e, precoces e
brilhantes ? Por que sera ?

Muito provavelmente, ao ensino chato e burocratico que existe !  Neste
sentido, atitudes como as do IMPA, que rompem com esta burocracia, sao o que
ha de melhor a se fazer. Talvez uma prova disso sejam os equivalentes da Lei
da Gravitacao ou da Teoria da relatividade ou mesmo da Teoria dos grupos de
Galois que tao rotineiramente estao sendo produzidas por aqueles que puderam
usufruir destas liberdades desburocratizante.

O vento, sopra onde quer. Ouvimos a sua voz, mas nao sabemos de onde ele vem
e nem para onde ele vai : assim e toda aquele que e nascido do espirito !

Paulo Santa Rita
4,1259,180603

http://messenger.msn.com.br