[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Recomendação de Filme e Hipercubo

Oi, Nicolau:

Obrigado pela solucao e pela digressao.

A que eu conhecia usa uma base ortogonal do R^4 composta por vetores
contidos em 4 das diagonais do hipercubo de aresta 2a: | x_i | <= a
(i=1,2,3,4):
(1,1,1,1); (1,1,-1,-1); (1,-1,1,-1) e (1,-1,-1,1)

Com relacao a esta base, as coordenadas dos pontos do hipercubo satisfazem o
seguinte sistema de desigualdades:
-a <= y_1 + y_2 + y_3 + y_4 <= a
-a <= y_1 + y_2 - y_3 - y_4 <= a
-a <= y_1 - y_2 + y_3 - y_4 <= a
-a <= y_1 - y_2 - y_3 + y_4 <= a

Nesta base, a equacao do hiperplano eh y_1 = 0.

Logo, o solido da intersecao estah localizado no espaco gerado por
(1,1,-1,-1), (1,-1,1,-1) e (1,-1,-1,1) e as coordenadas dos seus pontos
satisfazem a:
-a <= y_2 + y_3 + y_4 <= a
-a <= y_2 - y_3 - y_4 <= a
-a <= - y_2 + y_3 - y_4 <= a
-a <= - y_2 - y_3 + y_4 <= a

Isso define uma bola fechada centrada na origem e de raio = a (usando a
norma da soma), ou seja, um octaedro regular.

Um abraco,
Claudio.