[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Recomendação de Filme e Hipercubo

On Fri, Jun 06, 2003 at 05:55:41PM -0300, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Curiosidade. Antoine, um topólogo conhecido pelo "colar de Antoine",
> um conjunto de Cantor em R^3 com complemento não simplesmente conexo,
> era cego.

E falando em visualizar, em "Um antropólogo em Marte", o neurologista
Oliver Sacks narra seu encontro com Temple Gandin, uma engenheira PhD
autista. Ela é aparentemente uma visualizadora estupenda e ela aprendeu
a fazer visualmente muita coisa que a maioria da espécie humana faz
de outras formas (e que ela teria grande dificuldade em fazer da forma
"normal"). Numa nota de pé de página, Sacks diz que o grande inventor
Nikola Tesla aparentemente também era um grande visualizador:
"Quando eu tenho uma idéia eu começo imediatamente a construí-la
na minha imaginação. Eu mudo a construção, faço melhoras e faço
a máquina funcionar na minha cabeça. É totalmente imaterial para
mim se eu rodo a minha turbina no meu pensamento ou a testo no
laboratório. Eu até noto que ela está desequilibrada."

E em "A mente de um mnemonista", Luria conta a história de S.,
um homem com uma memória fantástica. O fato é que S. guardava
as coisas visualizando. Para guardar um monte de sílabas sem sentido
em uma apresentação ele inventou todo um "filme" que ele via na cabeça
dele.

Em outra ocasião, S. resolveu o seguinte problema:
um homem e uma mulher vão colher cogumelos; em certo momento
o marido diz para a mulher: "Me dê 7 dos seus cogumelos e eu terei
o dobro do que você tem!" mas ela responde: "Me dê 7 dos seus
e teremos o mesmo número!"; quantos cogumelos tem cada um?

Bem, este problema é mais fácil do que os da prova de amanhã,
grandes coisas o S. ter resolvido. O interessante é como ele resolveu:
ele "via" o marido e a mulher no bosque, "viu" o homem pegar 7 cogumelos
na mão, "olhou" para a cesta e "apareceu" o número 14. A história continua
por mais um tempo e ele acaba "empilhando" os cogumelos e "vendo"
a resposta certa...  Não tentem imitar durante a prova.

[]s, N.