[obm-l] Financeira - retificacao

No domingo eu mandei uma mensagem atendendo a umao solicitacoa de um colega.
Acabei me equivocando naquele problema da geladeira, gostaria de retificar. Eu
me distrai e o resolvi como se o
comprador fosse dar uma entrada inicial 30% do preco total. Na realidade, 30%
eh a taxa de juros..., e a geladeira seria comprada em 3 parcelas iguais , a
primeira desmbolsada no ato da compra. A formulacao que apresentei na outra
mensagem estah portanto incorreta, assim como aquela formula. Aquela famosa
formula vale quando o primeiro pagamento e feito um periodo apos (o que se
chama de tabela price), o que eh o usual mas nao eh o caso em questao. Nao
sei
de cabeca a formula para o caso do colega, mas nao eh dificil deduzir.
Eu sugeri que se usasse o Excel, com a funcao PGTO, que faz esses calculos de
forma facil sem ter que implementar na planilha a formula e mesmo sem ter que
se lembrar dela. So que eu usei o PGTO para a opcao com o primeiro pagamento
um mes depois. Para atender ao colega, ele ainda pode usar o PGTO, mas ha um
parametro que indica que o primeiro pagamento eh no ato (o default, e o
primeiro pagamento 1 periodo apos). Assim, o colega deverah preencher aqule
campo com 1 ou a variavel boolena VERDADEIRO e encontrarah o valor correto.
Nao tenho os dados aqui, estao em casa e estou no escritorio.
Peco desculpas ao colega pelo engano. Se ele quiser, mande um email para mim
terei prazer, se for o caso, em mostrar como se usa esta funcao no Excel.
Um abraco
Artur