Re: [obm-l] Duvidas

Bem,eu conheço o de steiner.Esse e realmente facil,mas naquelas...

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br> wrote:
On Tue, Jun 03, 2003 at 08:47:46PM -0300, Eduardo Wagner wrote:
> Porismo nao consta dos nossos dicionarios.
> Porismo vem do frances "porisme" que significa
> uma afirmacao muito facil de demonstrar. Pode ser um lema
> ou um corolario, algo que nao tem o "status" de teorema.

O porismo de Poncelet é tudo, menos "muito fácil de demonstrar".

Para quem não sabe, o porismo diz o seguinte:

Sejam C1 e C2 dois círculos, C2 dentro de C1 mas não concêntricos.
Seja P0 um ponto de C1; por P0 trace uma tangente a C2 para obter P1,
a outra interseção desta tangente com C1, trace outra tangente a C2
para obter P2 e assim por diante como na figura em anexo.
Suponha que Pn = P0 onde n é um inteiro positivo. Comece agora com outro
ponto Q0 em C1 e repita a construção para obter Q1, Q2, ..., Qn.

Prove que Qn = Q0.

A mesma coisa vale para elipses ou cônicas em geral
e isso segue facilmente do caso com círculos usando
transformações projetivas.

[]s, N.
> ATTACHMENT part 2 image/png

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.