[obm-l] Re: Off topic-indignação

Ola !

Se bem entendi a sua crítica, ela é procedente e inclusive conta com a
adesão de Professores ilustres ... O Prof Elon Lima, por exemplo, acha que
no ensino os conceitos matemáticos devem, a princípio, serem "ditos e
exemplificados", e so a posteriori, após uma justificacao raciocinada,
receberem e serem apresentados na feição abstrata e simbólica que tem em
suas versoes definitivas. Muitos outros Matematicos de Escol e Pedagogos
interessados em aprendizagem matematica esposam  a mesma opinião.

Em verdade, nenhum conceito matemático nasce com a forma acabada com que é
apresentado nas Escolas, o que me parece uma das causas da rejeição desta
ciencia por tantos estudantes : os conceitos desta ciencia  surgem  e se
consolidam apos um laborioso e lento processo de depuração, quando a sua
importancia e utilidade é evidente para todos ou, ao menos, para a maiorira.
Como a Historia da Matematica não é valorizada ou é muito pouco valorizada,
cabe ao estudante sério e aplicado buscar em fontes externas a genese e
historia dos conceitos.

A Historia da Matematica é importante não só por mostrar a genese e evolucao
dos conceitos, mas tambem para eliminar mitos e historietas a respeito dos
proprios Matematicos e de suas contribuições. Nenhuma grande obra surgiu
como num passe de magica, fruto de uma iluminacao mistica maravilhosa. Em
que pese os insight que todos nos temos, a forca motriz basica de todas elas
foi um laborioso e dedicado processo, onde o mais importante foi a
determinacao de cada um assomadas a suas experiencias heuristicas.

De um ponto de visto mais amplo, a Matematica e muito mais que uma mera
taquigrafia com a qual descrevemos e controlamos os fatos ... A este
respeito, Poincare se exprimiu assim :

"É a Analise Matematica ... Apenas um jogo da mente ? Ao Físico ela só pode
dar uma linguagem conveniente : não é este um auxílio mediocre, e,
estritamente falando, dispensável ? E não é de se temer que esta linguagem
artificial seja um véu interposto entre a realidade e a visão do Físico ?
Longe disso. Sem essa linguagem, a maior parte das analogias íntimas das
coisas teria ficado para sempre desconhecidas por nós e teriamos ignorado
eternamente a harmonia interna do mundo, que é ...  a única realidade
objetiva verdaeira  ( Henri Poincare ) "

Claramente que a preleção de Poincare pode ser aplicada consistentemente a
todos os ramos da Matematica e não só à Analise ...

Quando nós olhamos pro Mundo e procuramos entender as coisas, a principio a
intuição e os insight nos sugerem relacoes sobre as quais "falamos".
Todavia, quando aprofundamos a nossa compreensao e precisamos exprimir
aquilo que sentimos sem ambiguidades e de forma que possa ser compreendido
por todos, que possa implicar em medicoes e previsoes verificaveis, é
inevitavel procurarmos uma linguagem adequada, vale dizer, um ramo da
matematicae cujos conceitos se adaptam com justeza aquilo que a nossa mente
esta vendo. Assim, a Matematica, mais que uma mera taquigrafia, é a unica
forma de nos, sem ambiguidades e com objetividade rompermos a nossa
ignorancia e limitacoes, pois parece que o Criador de tudo isso - do Mundo -
só consegue nos falar de seus segredos e maravilhas atraves da Matematica.

Muitos Matematicos de Escol tem refletido sobre esta Maravilhosa eficacia da
Matematica em descrever os fatos do mundo Fisico. Hermann Weyl se exprimiu
assim :

"... A investigação Matemática, por si propra ... segundo a conviccao de
muitos grandes pensadores, devido ao seu carater especial, sua certeza e
severidade, leva a mente humana a uma proximidade maior com o Divino do que
pode ser atingido por meio de qualquer outro recurso. A Matematica é a
ciencia do infinito ( sagrado ), seu objetivo a compreensao simbolida do
infinito com meios humanos, portanto finitos. Esta tensao e reconciliacao
entre o infinito (sagrado) e o finito e a forca motriz subjacente,
consciente ou nao, de toda investigacao de alto nivel, em Matematica Pura. (
Hermann Weyl )

Se considerarmos que os feitos de nossa atual tecnologia seriam considerados
pelos povos antigos obras de Deuses, milagres ou impossibilidades humanas e
que esta tecnologia é apenas a casca ou superficie das possibilidades
inerentes a Matematica que fazemos hoje, nao parece nem um pouco
extravagante a opiniao do Hermann Weyl ... Mais parece que aquilo que
Leibniz dizia :

"A Matematica é a honra e a glória do espirito humano !"

É que é a verdade ...

Os povos, em geral, estao insatisfeitos com a Justica, as Instituicoes
sociais e politicas de suas nacoes. Mas é dificil encontra alguem ou alguma
cultura que nao se espante e nao se maravilhe com as nossas conquistas
cientificas e tecnologicas. Elas sao um orgulho Mundial. Ora, elas so
existem porque previamente nos, os Matematicos, descobrimos as ferramentes
que possibilitaram a Fisicos e engenheiros projetarem, executarem e
operacionalizarem  suas ideias. Neste sentido, SER MATEMATICO, CULTIVAR
MATEMATICA, e a mais alta e honrosa atividade a que um ser humano pode se
dedicar !

Um abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
3,1850,030603