[obm-l] RE: [obm-l] Off topic-indignação

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Off topic-indignação

Eu queria q nesta lista,os assuntos fossem tratados de forma mais
objetiva.Não entendo absolutamente nada do que vcs dizem.Estudo,continuo
estudando,mas não "entra" essas coisas.
Se fosse só eu,eu poderia fazer uma auto-denominação ao me chamar de
estúpido mesmo,mas não é.Tenho mandado algumas questões que vcs põem, para
amigos e eles não entendem.Aliás,é raro alguém na net gostar de tratar de
assuntos como matemática e filosofia.
[Artur Costa Steiner]
Ei, calma! nao ha razao para que vc mande um email com o titulo de
indignacao, pelo menos nao com relacao a esta lista.
Esta lista eh para quem gosta de matematica e tem algum interesse em se
desenvolver. Acontece que em emails nao dah para explicar tudo, nem sequer
se pode colocar os simbolos matematicos que facilitam a compreensao. Cada um
aqui procura dar sua contribuicao da melhor forma possivel. Alem disto,
quase ninguem aqui conhece todos os assuntos, eu tambem de vez em quando me
deparo com mensagens sob topicos que nao conheco. Mas em vez de me indignar,
eu, que gosto de mat., procuro aprender. Nem todos nesta lista sao
professores ou autores famosos, temos nossas limitacoes. Mas, como regra
geral, hah muito desejo de colaborar.,
Vc certamente nao eh estupido, mas eh bom pensar um pouco antes de sair
criticando assim, certo? De fato, eh raro alguem , nao soh na Net, mas em
qualquer lugar, gostar de matematica e de filosofia. Assim como eh raro
alguem na Net gostar de discutir Biologia, mas hah sites sob Biologia e os
biologos gostam de trocar ideias. Ainda bem que a Net eh democratica!

Em todos meus anos de vida escolar,meus colegas inegavelmente não sabiam do
que o professor falava.
É sempre uma explicação mal feita,superficial,que não visa o engrandecimento
intelectual do aluno.
Já sei que matemática é até importante,mas deve ser ensinada de forma mais
concisa,tendo um objetivo.
Não adianta explicar ou fazer uma questão que não se sabe pra que serve.De
nada adianta dar explicações "x" e "y" sem saber a razão que leva a isso.
É como dizer:"Siga por esta rua,vá andando".
[Artur Costa Steiner]
Esta eh uma lista de matematica. Dela participa quem gosta e tem prazer em
analisar assuntos que muitos julgariam inuteis. Mas vc pode notar que sempre
hah boa vontade em se tentar esclarecer duvidas, mesmo daqueles que estao
apenas pensando em obter nota suficiente para se livra da matematica.
Eh claro que o ensino deve ser objetivo. Nos cursos onde matematica eh uma
ferramenta, como Engenharia, eh assim. Se seus professores nao estao
atendendo, cabe aos alunos reclamarem, desde que tenham razao.

Vou tomar como exemplo,a questão colocada por um integrante da lista.Mostre
que n! <= (n/2+1)^(n-1), ocorrendo desigualdade estrita para n>=3.

Qual o objetivo?Um software pode ser construído usando isso?Um carro,uma
casa,um tubo de ensaio pode ser feito usando essa questão?
[Artur Costa Steiner]
Fui eu quem colocou esta questao. Acredito que quem curte matematica podera
achar interessante resolve-la. E vc tocou em um ponto interessante. Quem
trabalha com algoritmos, tem necessidae de estimar quantos passos serao
necessarios para se chegar aa solucao de um problema. E desigualdades como
esta (nao necessariamente esta) podem contribuir para o aperfeicoamento de
algoritmos. Podem contribuir, por exemplo, para otimizar o suprimento de
energhia eletrica a uma regiao. Talvez vc se surpreenda em saber que
formulas envolvendo fatoriais sao usadas em programas que analisam
alternativas sob a melhor forma de se expandir o sistema eletrico de nosso
pais. Nao eh uma finalidade totalmente inutil, certo? Nao estou afirmando
que todos tem que conhecer tais formulas, mas para alguns eh muito
importante. E se elas existem , eh porque um dia alguem as desenvolveu. Eu
tenho um amigo engenheiro (alias, grande profissional) que nao gosta de mat,
e uma vez disse que equacoes difrenciais com derivadas parciais sao uma
frescura. Mas para ele utilizar na pratica os conhecimentos que tem, algum
dia alguem teve que resolver equacoes com derivadas parcias.

É preciso dizer:Nessa questão,usa-se tal fórmula.Nessa outra,usa-se essa
fórmula.Nenhum livro de matemática é coeso,nenhum relata as origens,o porquê
e o objetivo (exemplos usados no dia-a-dia)
Nas minhas aulas de física,chega a me dar sono de tanto tédio.
[Artur Costa Steiner]
Livros de matematica realmente enfocam a matematica. Livros sob Cardiologia
enfocam os detalhes desse ramo da medicina, nao eh preciso dizer porque eh
importante para um cardiologista entender o que estah lah. Jah livros de
Engenharia, que utilizam matematica como ferramenta, estes sim, dizem aonde
se estah aplicando a matematica. Eh uma questao de objetivos.
Vc talvez nao goste de Fisica ou de Matematica e veja estas disciplinas
apenas como obrigacao. Tente se motivar um pouco mais. Peca a seus
professores para serem mais claros.

Sinto muito por estarem lendo este e-mail,mas não sei onde colocar minhas
dúvidas.Estou em fase de vestibular,vou passar mesmo que seja sem saber
mat. e fís. e penso em fazer uma monografia ou algo do tipo que denuncie a
extrema incapacidade dos professores de matemática e física de
ensinar.Nenhum é conciso,prático e possuidor de senso crítico.Apenas
aceitam,aprendem e não sabem transmitir o que aprenderam.
Uma coisa é aprender,a outra,é a arte de ser humilde e transmitir da forma
mais simples possível.
[Artur Costa Steiner]
Tambem nao sao todos, certo? Hah bons professores, apesar de quase sempre
muito mal pagos. Ok, eh seu direito inalienavel transmitir estas ideias e se
vc acha que seus professores nao estao atendendo eh seu direito reclamar.
Mas pondere bem antes.Quanto aa simplicidade, hah que diferenciar entre
complicacoes inuteis e a complexidade que certos assuntos apresentam. Muita
gente sabe dirigir, mas muito poucos conhecem os processos termodinamicos
que atuam no motor de um automovel. E isto so eh acessivel a quem de fato
estudou tais assuntos.

Se alguém gosta de chat e quiser conversar sobre a "má  temática",pode me
adicionar no msn messenger. iloveamerica1@msn.com
Acho que vou sair desta lista,não dá pra entender nada mesmo.

João Paulo
[Artur Costa Steiner]
Um grande abraco e boa sorte!
Artur