[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] RE: [obm-l] Fractais no ensino médio



Eu acho que motivar os alunos de qualquer cadeira a realizarem pesquisas
sobre temas avancados e que pareca interessante aos mesmos eh salutar,
desde, eh claro, que se leve em consideracao que sao alunos de nivel
medio. Ou seja, acho valido informar aos alunos que existem fractais e
que isto tem aplicacoes interessantes. Isto pode ser ateh um incentivo
para aqueles que gostam de matematica. Entretanto, no caso de alunos do
nivel medio, a pesquisa tem que se limitar aos aspectos gerais, nao hah
como entrar em detalhes matematicos.
Eu acho que eh algo analogo a pedir a alunos que facam pesquisa, por
exemplo, sobre energia eletrica. Eles poderao adquirir alguns conceitos
importantes para suas vidas sem, eh claro, entrar em detalhes dominados
apenas por fisicos e engenheiros. O proprio professor deles nao tem que
conhecer tais detalhes. Quando eu estava no primeiro grau, um professor
pediu que fizessemos uma pesquisa sobre motores de combustao interna.
Foi interessante e motivador, embora, eh claro, eu nao tivesse qualquer
nocao de Mecanica e menos ainda  de Termodinamica.
Eh tambem fundamental que os professores nao se coloquem na posicao de
deuses e compreendam que estao ali para ensinar.
Com relacao a pesquisa na Internet, um fato negativo, que nao eh de
forma alguma culpa da Internet, eh que muitas vezes os alunos limitam-se
a copiar um artigo e cola-lo em um arquivo Word, sem entender o
conteudo. Acabam fazendo nao uma pesquisa mas um trabalho de edicao de
textos. Isto, eh claro, jah acontecia muito antes da Internet. A
Internet apenas tornou mais facil o trabalho de copiar textos.
Artur

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================