Re:[obm-l] Conjuntos (refazendo)

olá pessoal, recentemente, postei uma mensagem de um
exercício de conjuntos e com minha solução. Analisando-a
em casa, percebi que usei algumas aplicações
erroneamente. Por exemplo:
É correto fazer (A U B)^c = A^c ∩ B^c,
mas não é (A - B)^c = A^c - B^c (como eu fiz)
Analisando esse último (A^c - B^c) no diagrama de Eule-
Ven, notamos que a codição (reunião ou interseção) em
que se encontram o conjunto A e o B altera o resultado.
Por exemplo:
para A ∩ B, temos:
A^c - B^c = B - A
e para A "diferente" B, temos:
A^c - B^c = B
Gostaria de saber se existe alguma propriedade para
diferença de conjuntos & complementar, tipo como a que
usei erroneamente, (A - B)^c = A^c - B^c. Ou algum
método para solucionar de forma direta, questões como a
que eu postei (estou colocando novamente abaixo), sem o
auxílio do diagrama de Euler-ven, pois este necessitaria
de várias condições, e, no caso da utilização de três
conjuntos ficaria algo impraticável.

> (ITA-96) Sejam A e B subconjuntos não vazios de R, e
> considere as seguintes afirmações:
> I. (A – B)^c   (B ∩ A^c)^c = vazio
> II. (A – B^c)^c = B - A^c
> III. [(A^c – B) ∩ (B – A)]^c = A
> Sobre essas afirmações, podemos garantir que:
> (A) Apenas afirmação I é verdadeira.
> (B) Apenas a afirmação II é verdadeira.
> (C) Apenas III é verdadeira.
> (D) Todas as afirmações são verdadeiras
> (E) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

Obrigado pela atenção. Estarei grato por qualquer
informação.
Marcelo Paiva Jr.

Seleção de Softwares UOL.
10 softwares escolhidos pelo UOL para você e sua família.
http://www.uol.com.br/selecao