Re: [obm-l] linguagem logica formal X linguagem coloquial

Prezado Artur,

Eu gostaria de acrescentar um comentário sobre o seu tema, a diferença entre
"linguagem logica formal e a linguagem que usamos no dia a dia". O assunto
tem sido esmiuçado por lógicos e matemáticos desde os tempos de Aristóteles,
mas tomou rumos fascinantes principalmente a partir dos escritos de Frege no
século XIX. Quando surgiram as primeiras linguagens formais (Frege, Peano,
Russell, Carnap), o ponto de vista dos estudiosos era basicamente "realista"
e "normativo". Acreditava-se que os operadores lógicos utilizados na
matemática (e, ou, se-então, para todo, etc.) realmente espelhavam
formalizações de fragmentos imperfeitos da linguagem cotidiana. Basta ver,
por exemplo, a discussão entre Russell e Lewis, no começo do século XX,
entre os significados de "implicação". Com o tempo, percebeu-se que a
"lógica" apropriada ao discurso matemático não tem que ser necessáriamente
compatível com todos os contextos formalizáveis (se o forem) das linguagens
naturais. Paralelamente ao advento dos computadores digitais, e motivado em
parte por eles, surgiram várias "lógicas" para a descrição de cenários
lingüísticos os mais variados (lógica temporal, lógica deôntica, lógica da
relevância, etc.) As pesquisas em Inteligência Artificial apontam para
modelos matemáticos capazes de descrever uma quantidade cada vez maior de
nuanças do raciocínio humano (inferência monótona, contextos,
circularidades, etc.), e terá que ser assim se se quiser realizar o sonho de
Turing algum dia -- a criação de uma máquina digital "inteligente".

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br
Belo Horizonte, MG