[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questão do cartaz



Oi, Niski:

Fiquei curioso. Por que voce acha que a interpretacao 
convencional de a+b*c eh a+(b*c) e nao (a+b)*c?

Serah que eh porque (a+b)*c = (a*c)+(b*c) eh sempre verdade 
enquanto que a+(b*c) = (a+b)*(a+c) em geral eh falso?

Nao tenho certeza se esse eh um bom motivo. Por exemplo, se 
a, b, c forem conjuntos, + for uniao e * for intersecao, entao 
ambas as propriedades distributivas serao sempre 
verdadeiras. Nesse caso, como voce interpretaria algo como:
A uniao B intersecao C ?

Um abraco,
Claudio.


 
--------- Cabeçalho inicial  -----------

De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia: 
Data: Thu, 29 May 2003 10:57:34 -0300
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] 
Questão do cartaz

> > Infelizmente, questões SINTÁTICAS e METODOLÓGICAS 
como essas não são
> > discutidas SISTEMATICAMENTE nos cursos "tradicionais" 
de matemática. (Isto
> > não acontece em cursos de Lógica Matemática ou de 
Programação de
> > Computadores.) Conseqüentemente, os alunos aprendem 
a fazer cálculos e
> > resolver problemas padronizados, mas não aprendem a 
pensar e CRITICAR fatos
> > estabelecidos. Tão importante quanto a arte de resolver 
problemas é a
> > capacidade de organizar o conhecimento em um corpo 
coeso de fatos e
> > CONVENÇÕES baseadas em julgamentos inteligentes. 
Matemáticos não são apenas
> > resolvedores de problemas; são, também, construtores de 
teorias. Aqui vai um
> > exercício para você treinar a sua observação e senso crítico: 
por que se
> > convenciona que a multiplicação tem precedência sobre a 
adição? Isto é, por
> > que se convenciona que "a + b*c = a+(b*c)" e não que "a + 
b*c = (a+b)*c"?
> > PENSE sobre isto e poderá chegar à resposta por si 
mesmo (como eu próprio
> > cheguei).
> 
> Tb eh interessante pensar na procedencia de potencias 
dentro de raizes 
> quadradas. Veja :
> 
> sqrt((-3)^2) = ?
> Certamente pela definicao de modulo voce sabe que isso eh
> |-3| = 3
> Portanto, deve
 potencia no -3 e depois 
multiplicar 
> as potencias 2 por 1/2. Caso contrario obteriamos
> ((-3)^2)^(0.5) = (-3)^(2*0.5) = (-3)^1 = -3 !!!!
> 
> niski
> 
> -- 
> [about him:]
> It is rare to find learned men who are clean, do not stink and 
have a 
> sense of humour.
> Gottfried Whilhem Leibniz
> 
> 
==================================================
=======================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> 
==================================================
=======================
> 
> 

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================