Re: [obm-l] Seno

Title: Re: [obm-l] Seno
Oi, JF:

O macete eh o seguinte:
11º27´33´´ = 0,200000188 radianos = 0,2 com erro inferior a 1/10^6.

Como 0,2 eh facilmente elevavel ao cubo, a 5a. e a 7a. potencias (nao precisa mais do que isso, pois o termo seguinte da serie de Taylor do seno eh 0,2^9/9! = 1,41 * 10^(-12)), acho mesmo que trata-se de um problema sobre series de Taylor (ou aproximacao de Pade, como disse o Nicolau).

Em suma, puro braco.

Sobre ser do tempo da carochinha (expressao que trai a minha idade, mas nao tanto quanto a admissao de ter usado regua de calculo na faculdade trai a sua...), tenho que dar o braco a torcer ao seu comentario. De fato, existem problemas interessantissimos e que estao em aberto ha seculos.

Por outro lado, o teorema das 4 cores de fato so pode ser provado com o uso do computador (assim, digamos, um braco eletronico...), mas somente apos uma quantidade razoavel de cerebro ter sido usada para se deixar o resultado passivel de uma prova bracal, o que nao eh o caso do presente problema.

Um abraco,
Claudio.