Re:[obm-l] geometria2

Suas considrações: tá certo isso? Bom, acho que o correto seria 6*sqrt(2)
[ triângulo OBC retângulo em O, catetos medindo 6, pitágoras: 36+36=a² =>
a=sqrt(72)=6*sqrt(2)... a outra análise sua é que ficou meio obscura pra
mim...eu consigo visualizar um triângulo com lado 12 (diâmetro) e ângulo de
45, mas não consigo uma análise mais geral.

  Bem, vejamos:
  O problema: Em um círculo de raio 06 está inscrito um triangulo ABC onde
  Â=45º. Então os lados são?

  Resolução: você está certo quanto à medida de BC. Troquei completamente
  os números, é 6*sqrt(2) e não 2*sqrt(6). Desculpe.

  Com  relação  aos  outros  lados,  AB  e AC. O problema só dá a medida do
  ângulo  A,  (A=45),  e  do  raio  do  círculo, no qual está inscrito esse
  triângulo  ABC.  Assim, o vértice A pode ser qualquer ponto do arco maior
  BC, (você conhece isso?).

  De  outra  forma,  observe:  Seja D ponto pertencente ao arco maior BC, D
  diferente  de  A.  BDC  =  DAC  =  45  (no  caso,  poderia ser qq medida)
  =  (BOC)/2.  O é o centro do círculo ABC. Isto é fácil de provar: Desenhe
  um  círculo  e um triângulo ABC qualquer inscrito nele. O é o centro como
  já  dito. Veja os triângulos isósceles BOA e COA, em ambos, dois lados de
  cada  um desses triângulos são iguais ao raio do círculo. Então, o ângulo
  externo  do triângulo BOA, em O, é igual a 2*OAB. Analogamente, o externo
  de  AOC,  também  em  O,  é  2*CAO. Como BOC é a soma destes dois ângulos
  externos, então BOC também é o dobro de BAC. OK?

  Com  relação  à obscuridade: no exemplo, faça o ângulo A mover-se sobre o
  arco maior BC, as sua media permanece constante enquanto isto ocorre. OK?
  Veja  que quanto A for o simétrico de B ou de C, em relação a O, então AB
  e AC, respectivamente, valerão 12. OK? Quando A tender para B ou C, então
  AB  ou  AC,  respectivamente, tendem a zero, sem sê-lo. Em qualquer outra
  posição do vértice A, as medidas dos lados AB e AC permanecem maiores que
  zero  e  menores  que  12.  Logo  as  medidas  dos  outros lados estão no
  intervalo aberto em zero e fechado em 12, isto é, ]0,12].

  Um forte abraço, João Carlos.

                      "Ricardo Prins"
                      <ricardoprins@hotmail.        Para:     obm-l@mat.puc-rio.br
                      com>                          cc:
                      Enviado Por:                  Assunto:  Re:[obm-l] geometria2
                      owner-obm-l@sucuri.mat
                      .puc-rio.br

                      05/05/2003 22:42
                      Favor responder a
                      obm-l

Tá certo isso? bom, acho que o correto seria 6*sqrt(2) [ triângulo OBC
retângulo em O, catetos medindo 6, pitágoras: 36+36=a² =>
a=sqrt(72)=6*sqrt(2)... a outra análise sua é que ficou meio obscura pra
mim...eu consigo visualizar um triângulo com lado 12 (diâmetro) e ângulo de
45, mas não consigo uma análise mais geral.

>From: JoaoCarlos_Junior@net.ms.gov.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re:[obm-l] geometria2
>Date: Fri, 2 May 2003 10:37:36 -0400
>

>Em um circulo de raio 06 está inscrito um triangulo ABC onde Â=45º. Então
>os lados são?
> [...]

STOP MORE SPAM with the new MSN 8 and get 2 months FREE*