Re: [obm-l] Desigualdades

    A desigualdade vale mesmo para v negativo, e eu tmb ainda nao entendi a
solucao do Fabio...
    Escreva x=v+a, y=v+a+b, z=v+a+b+c, com a,b,c positivos.
Entao, a desigualdade eh equivalente :
    (4v + 3a + 2b + c)^2 > 8( v(v+a+b) + (a+v)(v+a+b+c) )
    Agora note que o termo em v^2 eh cancelado nessa desigualdade.
    Repare que o termo em v também é cancelado, pois em ambos os lados ele
vale 8v(3a+2b+c).
    Portanto, a desigualdade inicial eh verdadeira se e somente se, para
todos a,b,c positivos tivermos o termos independente de v do LE maior que o
correspondente no LD, i.e, se dados a,b,c positivos, for sempre verdadeiro
que:
    (3a+2b+c)^2 > 8a(a+b+c)
sse   a^2 + 2(2b-c)a + (2b+c)^2 > 0
   Mas isso eh verdadeiro, pois:
a^2 + 2(2b-c)a + (2b+c)^2 = a^2 + 2(2b-c)a + (2b-c)^2 + 8bc > [a - (2b-c)]^2
> 0.

Em particular, a desigualdade soh eh verdadeira no caso em que o produto bc
eh positivo (que nao precisa ser verdadeiro se nao tivermos a condicao
inicial v<x<y<z).

Quanto ao problema das sequencias (provar q eh constante),  vi num site da
internet a sua (Claudio) solucao para o problema.. Realmente legal, jamais
pensaria em algo parecido.. Fiquei feliz de ver que ao menos o inicio da
solucao eh parecido com o que eu tinha feito :) Continuo tentando fazer uma
solucao alternativa (esse problema esta rodando em background na minha
cabeca, enquanto penso em outros :)) Se eu conseguir algo aviso.

    Marcio