Re: [obm-l] geometria

Title: Re: [obm-l] geometria
Oi, Marcos Paulo (e demais colegas da lista):

Acho que o mais interessante eh esse resultado sobre o trapezio retangulo, o qual eu nao conhecia:
as diagonais sao perpendiculares se e somente se a altura eh a media geometrica das bases.

Isso da pra provar facilmente com o uso de vetores:

Sejam i e j vetores unitarios ortogonais nas direcoes da base maior e da altura, respectivamente.
Sejam B e b as medidas das bases (B = base maior) e h a altura do trapezio.

Entao, as diagonais serao:
d1 = -Bi + hj     e     d2 = bi + hj

d1 e d2 sao perpendiculares <==>
d1 . d2 = 0 (produto escalar) <==>
d1 . d2 = (-Bi + hj).(bi + hj) = -Bb + h^2 = 0 <==>
h^2 = Bb
e acabou!

Um abraco,
Claudio.