Re: [obm-l] provar desiguldade..

on 26.04.03 19:14, niski at fabio@niski.com wrote:

> Claudio, creio que sua demonstracao ficou mais clara do que a minha , pq
> eu utilizei "De fato pois o menor valor que 4x pode assumir é maior do
> que 4(1/2) = 2." Certo?
> Se sim, pq isso é falta de formalização? Será que esta passagem foi
> muito intuitiva e por isso voce a classificou como não formal!?
> obrigado

Oi, Niski:

Repare que voce comecou operando com a desigualdade que queria provar e
chegou em:

|x - 1| <= 3x

Entretanto, no meio voce dividiu ambos os membros por |x - 1|, o que nao eh
valido se x = 1 (um valor pertencente ao dominio da variavel x).

Por sorte, isso nao afetou o sentido da desigualdade. Alem disso, todos os
outros passos eram reversiveis, de forma que, dado que x > 1/2:
|x - 1| <= 3x se e somente se |x + 1/x - 2| <= 3|x - 1|,
mas esse poderia nao ter sido o caso.

Assim, para tornar sua solucao 100% rigorosa, faltou explicitar que, para x
> 1/2, |x + 1/x - 2| <= 3|x - 1| eh equivalente a |x - 1| <= 3x.

A partir dai tudo OK - voce apenas separou os casos 1/2 < x < 1  e  x >= 1 e
concluiu que, em ambos, a desigualdade eh verdadeira.

Assim, a sua analise foi correta, porem incompleta e, digamos, "perigosa".

De qualquer forma, o que voce fez corresponde a uma tecnica bastante eficaz
de exploracao de um problema - resolve-lo de tras pra frente (tomando sempre
o cuidado de se verificar que cada passo eh reversivel, ou seja, da forma
"se e somente se").

Alem disso, so por uma questao de rigor, como o dominio da variavel x eh
(1/2,+infinito), ou seja, um intervalo aberto, 4x nao atinge, de fato, um
valor minimo (apesar de termos inf(4x) = 2).

Espero que tenha ficado claro.

Um abraco,
Claudio.