[obm-l] FW: Problema dificil

Caros colegas da lista:

Aqui vai um problema que eu levei algumas semanas pra resolver e, mesmo
assim, somente depois que me deram uma dica:

Uma sequencia de 100 numeros reais tem a seguinte propriedade:
Para cada subsequencia de 8 termos, existe uma subsequencia de 9 termos que
tem a mesma media aritmetica que a de 8 termos.
Prove que a sequencia eh constante.

Daqui a alguns dias eu dou a dica.

Tenho muito interesse em ver alguma solucao diferente da minha (e de
preferencia mais simples).

Um abraco,
Claudio.