Re: [obm-l] serie interessante

  Saudacoes,
  Eu gostei muito desse problema. De fato e' possivel provar isso usando
tecnicas de analise complexa (residuos; pode-se comecar observando que o
residuo de 1/(tan(x)-x) em x_k solucao nao-nula de tan(x)=x e' 1/(x_k)^2,
pois a derivada de tan(x)-x em x_k e' sec^2(x_k)-1=tan^2(x_k)=(x_k)^2, mas
da' um pouco de trabalho provar tudo.).
  Os x_k  sao todos transcendentes, pois tan(x)=x significa
(e^(ix)-e^(-ix))/(e^(ix)+e^(-ix))=ix, donde (1-ix)e^(ix)-(1+ix)e^(-ix)=0.
Se x fosse um algebrico nao nulo,isso contradiria uma das formas do teorema
de Hermite-Lindemann-Weierstrass (que tambem implica que e e pi sao
transcendentes): se a_1,a_2,...,a_n sao algebricos distintos entao
e^(a_1),e^(a_2),...,e^(a_n) sao linearmente independentes sobre os
algebricos. Ha' uma prova desse teorema na dissertacao de mestrado do Joao
Pedro (que foi meu aluno no IMPA e agora esta' em Cambridge):
http://www.preprint.impa.br/Shadows/SERIE_B/2002/3.html
  Abracos,
           Gugu

P.S.:8=pi+(4-pi)+pi/2+(4-pi)/2+pi/4+(4-pi)/4+... tambem e' uma soma infinita
de termos transcendentes que da' racional... (:-)