[obm-l] Re: [obm-l] Dúvida Sobre a Utilidade da Matemática Ensinada nas Escolas

O imediatismo é um dos maiores entraves ao conhecimento. Não podemos de
forma alguma banalizar a Matemática, ou qualquer outra ciência, a ponto de
exigirmos que seu estudo seja necessário para irmos até a esquina compar um
jornal, por exemplo. Aconselho ler: G. H > Hardy, "EM DEFEASA DE UM
MATEMÁTICO".  E o estudo de todas as ciências em níveis elementares se
explica pelo fato de que qq pessoa deve ter um mínimo de cultura e formação
gerais, para que, dentre outras coisas, possa escolher com alguma razão uma
área para especializar-se. Ademais, no caso específico da Matemática, embora
muitas vezes tratada erroneamente pelos professores dos ensinos fundamental
e médio, seu estudo desenvolve capacidades específicas do pensar, como
abstração e formalismo, que são por demais importantes a quase todas as
pessoas.

" Seja lá o que você venha a fazer, se você souber Matemática fará bem
melhor!" ( Arrabal )

"Na Matemática não posso achar deficiência, a não ser que as
pessoas não compreendem suficientemente o uso excelente da Matemática
pura.''(F. Bacon)

"O abandono da Matemática traz dano a todo o conhecimento."(R. Bacon)

``Toda educação científica que não se inicia com a Matemática
é naturalmente imperfeita em sua base.''  (A. Comte)

Frederico.