[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Sobre os livros didaticos



Caro Niski, infelizmenmte boa parte dos alunos dos cursos b�sicos, tais como 
C�lculo e Geometrioa Anal�tica n�o s�o, mas agem como crian�as, o que creio 
n�o seja seu caso. Ademais, n�o creio ser a fun��o do livro did�tico 
resolver os exerc�cios que prop�e. Para isso, existem, professor, monitores 
e colegas. Tamb�m �h� que se estimular a auto-confian�a dos alunos.
Quanto ao exemplo que vc citou, ou voc� usou indu��o, embora n�o tenha 
deixado isso expl�cito, ou voc� usou a tese, e nesse caso, a demonstra��o 
est� errada, afinal  $ ( A^{n-1})T= (AT)^{n-1}$ � equivalente ao que vc 
deseja demonstrar inicialmente.
Frederico.






>From: niski <fabio@niski.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Sobre os livros didaticos
>Date: Mon, 14 Apr 2003 12:19:36 -0700
>
>Ol� colegas!
>Agora que acabo de entrar no mundo universitario e tomei conhecimento do 
>jeit�o do material did�tico que as vezes � adotado..gostaria de ouvir 
>opinioes dos colegas mais experientes.
>Bom, os livros que adquiri (Thomas Calculus e Anton&Rorres Linear Algebra 
>with applications) parecem razoaveis quanto a teoria e o didatismo das 
>explicacoes, porem desconfio que o livro � feito apenas 50% para o aluno, 
>pois a parte de respostas de exercicios realmente deixa a desejar. A 
>maioria dos livros do tipo "americano" que vi tem a palhacada de dar apenas 
>as respostas dos exercicios pares ou impares, isso de fato � um estimulo ao 
>professor incopetente que tendo em maos o manual exclusivo para o professor 
>possa elaborar listas de exercicios e provas sem se dar ao trabalho de 
>procurar os mesmos em outros livros e trabalhos. � lamentavel, mas quem 
>procurar pode encontrar por ai os "Student solutions manual to accompany 
>XXXXX" ou seja pagando mais um pouquinho voce compra outro livrinho e tem 
>acesso as respostas. Est�o fazendo do ensino uma feira?! Um livro que se 
>diz didatico tem que dar total apoio ao aluno e n�o ao professor. Defendo 
>que todo livro didatico deve ter no minimo todas as respostas impressas e 
>no caso ideal todas as solucoes. Alguem poderia me dar um motivo para que 
>n�o seja assim?
>Em livros do pr� prim�rio eu concordo que as respostas devem ser suprimidas 
>pois todos n�s qdo criancas, fomos tentados a apenas copiar as resolucoes 
>sem pensar no que estamos fazendo para poder ir brincar de boneco mais 
>cedo. Mas quando chegamos a universidade � natural supor que o aluno sabe 
>que pouco adiantar� copiar as respostas pois isso nao o ajudar� na hora de 
>resolver as provas (supondo que o professor procure exercicios e problemas 
>de outras referencias, obviamente). Se o problema for monetario, por 
>motivos de impressao e etc, que publiquem as respostas na internet ou coisa 
>do tipo.
>Lamentavel tb que livros de excelente n�vel como o do Guidorrizi nao 
>contenha todas as respostas impressas no fim do livro e muitas respostas 
>contem apenas uma dica e etc. � razoavel supor que alguem j� com 
>conhecimento matematico solido se satisfa�a apenas com as respostas impares 
>pois � provavel que alguem com tal conhecimento nem precise conferir as 
>respostas por isso essa pessoa pode classificar o livro como excelente, 
>perfeito e maravilhoso, mas o novato (como eu) precisa de um suporte maior 
>para ter total confianca no que esta escrevendo, o livro deve mostrar o 
>caminho correto para o aluno e nao o deixar na duvida pensando se o que ele 
>fez esta correto ou nao.
>Segue um exemplo banal que me deixou um pouco frustrado.
>
>"Se A � uma matriz quadrada e n � um inteiro positivo, � verdade que 
>(A^n)^T = (A^T)^n ?"
>
>Eu resolvi assim.
>Seja A^n = A(A^(n-1))
>(A^n)^T = (A(A^(n-1)))^T
>(A^n)^T = (A^(n-1))^T (A)^T
>(A^n)^T = ((A^T)^(n-1)) ((A)^T)^1
>(A^n)^T = ((A^T)^(n))
>Portanto para mim a resposta � sim, e a justificativa esta ai em cima.
>O livro responde apenas
>"sim"
>
>Ent�o, neste caso creio que nao fiz nada de errado, mas nao tenho 
>certeza!!! Afinal mexo com matrizes a apenas 2 ou 3 anos, certamente alguem 
>que j� mexe com isso h� 10, 20 anos nao precise de nada mais do que um 
>simples "sim" como resposta. � bem possivel que em um outro problema eu 
>chegue na resolucao correta porem cometendo um erro e nunca perceba isto. 
>Isso deixa o estudante novato desconfiado..afinal ele � _novato_! N�o 
>concordam que seria melhor, se todos os livros de alguma maneira 
>disponibilizassem as resolucoes de todos os problemas?!
>
>
>Niski
>www.linux.ime.usp.br/~niski
>--
>[about him:]
>  It is rare to find learned men who are clean, do not stink and have a 
>sense of humour.
>-Gottfried Whilhem Leibniz
>
>=========================================================================
>Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>O administrador desta lista � <nicolau@mat.puc-rio.br>
>=========================================================================


_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse com os seus amigos online.  
http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista � <nicolau@mat.puc-rio.br>
=========================================================================