[obm-l] Re: [obm-l] Um problema legal

  Apesar de não estar escrito, acho que está implícito que após inserir
um cartão nós podemos utilizá-lo novamente (caso contrário, como usar a
máquina que utiliza 2 cartões?). Mas se é assim mesmo, e não existe um número
limite de operações, creio que existam infinitas soluções. Uma mais ou menos
simples acho que é essa:
1)Usamos a máquina de somar um por 19 vezes. Guardamos 2 cartões: (8,22)
e (24,38).
2)Colocamos esses 2 cartões na máquina de selecionar os primeiros números
e teremos (8,24).
3)Usando a máquina de dividir por 3 vezes obtemos (1,3).
4)Pegamos o (24,38) e, se tivermos paciência pra isso, usamos máquina de
somar um por 1964 vezes. Obtemos (1988, 2002).
5)Colocamos (1,3) e (1988, 2002) na máquina de selecionar os primeiros números
e teremos (1,1988).

     Era só isso mesmo? Se for, acho que essa é a uma das soluções com o
menor número de operações.

                                 um abraço,
                                      Camilo