[obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Recomendação

Queria dar meu parecer sobre o assunto. Concordo plenamente com o
Eduardo no que diz respeito a estudar algebra linear por diversos
assuntos. Eu fiz o curso de algebra linear pelo livro do Boldrini em
1992, e depois estudei o livro do Elon e do Kunze que te dao um bom
fundamento teorico. Agora, recentemente, fiz um curso sobre Matrix
Methods for Engineers na California State University de Pomona e eles
utilizaram o livro do Gilbert Strang. Pude associar muitos conceitos
praticos da Algebra Linear com os teoricos que havia visto
anteriormente. Porem, o Strang nao faz as provas muito rigorosas
deixando muita coisa somente com a ideia geometrica e ainda fornece
muita "receita de bolo".

Ao contrario do Elon, ele aborda toda teoria de algebra linear em termos
de matrizes e quase nao associa isso ao estudo das transformacoes
lineares. A abordagem do Elon e muito boa e acho que foi uma falha do
Strang nao fazer essa associacao.

Livros matematicos para engenheiros sao bons, vao ao ponto, mas o aluno
fica automatizado e as vezes faz as coisas sem saber o que esta fazendo.
Tome cuidado com isso. E bom ter um bom background teorico mesmo na
engenharia.

Enfim, acho que se voce puder o livro do Elon com o Kunze e o Strang
voce fara um otimo curso de algebra linear. No seu caso de engenheiro,
voce precisara bastante do assunto relacionado a diagonalizacao de
matrizes que sera muito explorado na Teoria de Sistemas Lineares e
Teoria de Controle para resolucao de sistemas de equacoes diferenciais
usando variaveis de estado.

Leandro.