[obm-l] Re: [obm-l] Recomendação

Caros colegas da lista.

Eu não conheço a fundo o livro do Howard Anton (se bem que acho que ele nem
tem um fundo), mas pelo que vi não recomendo este livro se você quer
aprender bem o assunto. Assim como também não recomendo um livro azul do
David C. Lay, que também era usado na UFRGS há alguns semestres atrás. Por
que eu não recomendo? Nestes livros, a teoria não está totalmente exposta
(alguns teoremas estão sem demonstração) e a ênfase é na parte computacional
(encontrar a fatoração LU, determinar o espaço-coluna, decidir se os vetores
são LI, LD) desvinculada da parte teórica. Ou seja, aprende-se métodos e não
se sabe para que servem ou por que eles são como são.

Eu já estudei por três livros o assunto, vou dar minha opinião sobre eles.
Nos livro do Elon e do Hoffman-Kunze (dois livros distintos) você vai ver
toda a teoria, e os métodos computacionais. A ênfase é na teoria. O segundo
livro te dá uma visão mais geral e madura de álgebra linear, o do Elon é um
pouco fragmentado, os últimos capítulos são um pouco desconexos. Mas são
dois livros bons, eu recomendo.

Por fim, estudei o livro do Gilbert Strange - comentado recentementa na
lista - Linear algebra and its aplications. A teoria é toda exposta junto
com a parte computacional, uma completa a outra. Uma das vantagens desse
livro, em relação aos dois acima, é que ele não é tão abstrato, e dá muitas
aplicações e tópicos ignorados e que convencem o leitor da importância da
álgebra linear. Este é recomendável tanto para matemáticos como para
engenheiros.

Não quero pregar moral de cueca, afinal eu não costumo fazer isso, mas acho
que é sempre importante estudar o mesmo assunto por vários livros com
abordagens distintas. Assim podemos selecionar o modo de ver o assunto que
mais nos convem para podermos criar mais satisfatoriamente nossa intuicao
sobre os objetos estudados. O PSR pode comentar muito bem esse tópico...

Abraço,
Duda.

From: J.C. PAREDE