Re: [obm-l] Probabilidade - Poker soluçao ade quada

Vou resolver prof. Morgado, e alias, resolvo qualquer outro problema por
esse meu metodo. Tenho total certeza que na cabeça do professor que me
ensinou existe mais regras (afinal ele esta mais acostumado com o
proprio metodo do que eu)  que o fazem quase nunca errar, no problema
anterior eu apenas tinha esquecido de uma dessas regras. No problema
proposto não vou esqueçer. Ai vai :

Vamos supor uma situacao mais simples...Qual é a probabilidade de tirar
dois pares com as cartas 7 e 8 ? Então teriamos
Evento A = tirar 7
Evento B = tirar 8
Evento C = não tirar nem 7 nem 8 ..

Seria valida a sequencia de eventos AABBC a probabilidade seria:
(4/32) *(3/31)*(4/30)*(3/29)*(24/28)

Mas é certo que podemos mudar a ordem que os eventos A,B e C ocorrem e
podemos mudar de 5!/(2!2!) maneiras (permutacao com elementos repetidos)
Então para as cartas 7 e 8 temos que a probabilidade de tirar um duplo par é

((4/32) *(3/31)*(4/30)*(3/29)*(24/28))*(5!/4)

Ora, mas é evidente que não serve apenas fazer par com 7 e 8..serve tb 7
e A, 7e K, 8e9, 9eA ...ou seja...C[8,2]  pares de cartas de denominacao
diferentes equiprovaveis..temos então finalmente

((4/32) *(3/31)*(4/30)*(3/29)*(24/28))*(5!/4)*28 = 0,120133481646

Faça o teste professor..veja com seus alunos qual é o metodo mais
facil..sem induzir a nada..
Eu particularmente acho muito mais dificil no caso fazer a contagem de
todos os eventos favoraveis para depois calcular a probabilidade.