Re: [obm-l] (O (sqrt n))

Wagner wrote:
> Oi para todos !
>
> Estava vendo a sequência A006218 no
> http://www.research.att.com/~njas/sequences/
> e me deparei com O(sqrt(n)) na fórmula da sequência
> Se alguém puder me esclarecer o que isso quer dizer
> eu agradeceria muito.
>
> André T.

Essa é a notação 'O grande' (big-oh). A definição é essa:

 f(n) = O(g(n)) se existem c>0 e N>0 tais que

 f(n) <= c . g(n) para todo n > N

Em resumo, é uma espécie de 'limite superior', que dá uma idéia de
como uma função se comporta...
 No caso, O(sqrt(n)) é alguma função complicada, mas certamente menor
do que uma constante vezes raíz de n, a partir de um certo ponto.

 Na verdade f(n) = O(g(n)) é uma 'força de expressão'. O(g(n)) seria
como um 'conjunto' de todas as funções que são <= c.g(n), e está se
dizendo que f(n) pertence a esse conjunto.

 Quando usado em uma equação, é como dizer : "existe um f(n) em
O(g(n)) que satisfaz a equação blá-blá-blá"

 Té++

 Wendel Scardua