[obm-l] Re: [obm-l] Previdência

Ola Claudio e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

A minha intencao era ressaltar o fato de que o tempo normal de contribuicao
( 30 a 35 anos ) e MAIS QUE SUFICIENTE para que um trabalhador qualquer se
aposente com um salario integral, sem dpender da contribuicao do pessoal da
ativa. Se ha deficit e porque o governo nao geriu com responsabilidade e
inteligencia as contribuicoes mensais que os aposentados, quando na ativa,
compulsoriamente faziam.

O que me revoltou foi ver um ancora de um programa jornalistico de grande
audiencia, com garbo e aparente seriedade, iludindo as pessoas mais simples
- que nao refletem sobre o que ouvem e leem - ao mascarar as reais causas do
deficit da previdencia. Parece-me que e dever das autoridades de todos os
niveis esclarer e proteger os menos afortunados, nao engana-los ...

Perdao pelo desabafo ( off-topic ). Vou me redimir :

Nao sei se voce percebeu, mas na resolucao abaixo voce usou o conceito de
EQUIVALENCIA DE CAPITAIS. Dois conjuntos de capitais sao equivalentes EM
DETERMINADA DATA se, transpostos para esta data, representam o mesmo valor.

PROBLEMA :

Basicamente existem dois regimes de juros : simples e composto.

1) Prove que no sistema de juros composto, dois conjuntos de capitais
equivalentes em uma determinada data sao equivalente em qualquer outra.
2) Pode, no sistema de juros simples, dois conjuntos de capitais serem
equivalentes em MAIS DE UMA DATA ?

Um Grande abraco a todos !
Paulo Santa Rita
4,1826,120203