Sent: Tuesday, February 11, 2003 5:42 PM
Subject: Re: [obm-l] Para quem gosta,essa e do baralho

Caro JP:

Não sei se essa solução é válida ou não, mas acho que funciona.

Chame as cartas do baralho de 1, 2, 3, ..., 52.

Suponha que as 4 cartas sobre a mesa sejam A1, A2, A3 e A4 com A1 < A2 < A3 < A4.

O problema é encontrar 52 - 4 = 48 arranjos distintos destas 4 cartas sobre a mesa de modo a identificar a carta em poder do espectador.

Então, faça a seguinte correspondência:
1  =  (A1,A2,A3,A4)
2  =  (A1,A2,A4,A3)
3  =  (A1,A3,A2,A4)
4  =  (A1,A3,A4,A2)
23 = (A4,A3,A1,A2)
24 = (A4,A3,A2,A1)

Ou seja, para 1 <= k <= 24, a carta k corresponde à k-ésima permutação de 1, 2, 3 e 4, com as faces das cartas viradas para cima.

De 25 a 48, repita as mesmas permutações, mas com as faces das cartas viradas para a mesa. Nesse ponto, estou supondo que o "adivinho" possa examinar (ou seja, virar) as 4 cartas na mesa.

Caso o "adivinho" não possa tocar as cartas, pode-se dispor as cartas que representam os números de 1 a 24 horizontalmente (ou seja, uma do lado da outra) e de 25 a 48 verticalmente (uma de baixo da outra).

Espero ter sido claro.

Um abraço,
Claudio.