[obm-l] ajuda

Caros colegas, peço a ajuda de vocês na interpretação
do seguinte exercício: (não estou conseguindo montar a
função)
"No planejamento de uma lanchonete estimou-se que se
existem lugares para até 80 pessoas o rendimento
semanal será de R$ 700,00 por assento. Entretanto,
caso o número de assentos estiver acima de 80, o
rendimento semanal de cada assento será reduzido em R$
5,00 por cada assento que exceder os 80. Quantos
assentos a lanchonete deverá comportar para se obter o
máximo rendimento semanal ? Qual é o seu rendimento
máximo ?"

E neste outro problema: (minha dificuldade aqui é
entender o que o problema entende por ângulo de
elevação do avião. Já tentei resolver de várias
maneiras mas não consigo chegar aos 69,8 km/h que é a
resposta).

"Um avião a uma altitude de 3.000m voa em velocidade
constante segundo uma reta que o levará a passar
diretamente acima de um observador no solo. Se, em
dado instante, o observador nota que o ângulo de
elevação do avião é de 60 graus e está aumentando à
razão de 1 grau por segundo, determine a velocidade do
avião."

Agradeço desde já pela ajuda.

[]´s Marcos

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.
http://br.busca.yahoo.com/