[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Número de Erdös

Ola Pessoal,

Falando em Erdos, aqui esta um problema famoso e antigo resolvido pelo Erdos
( Cmado Teorema das 13 esferas ) - que Newton nao resolveu - de uma forma
extremamente trabalhosa, mas que permite uma outra solucao, bem mais simples
:

PROBLEMA : Seja C uma esfera de raio R, fixa. Tangentes (externamente) a C
vamos colocando outras esferas C1, C2, ...  todas de raio R. Qual a
quantidade maxima de esferas que podemos colocar ?

SUGESTAO : Coloque C1 e IMAGINE que voce esta em "O", o centro de C. IMAGINE
todas as semi-retas que partem de "O" e que sao tangentes a C1. Isto define
um angulo-solido. Qual o valor desta angulo solido ?

O valor de um angulo-solido e medido em esfero-radianos  e, por definicao, e
a divisao entre a area que ele intercepta na superficie esfera e o quadrado
do raio. Assim, claramente, numa esfera ha 4pi esfero-radianos.

Calcule a ara da calota esferica ( existem formulas prontas ) e divida pelo
quadrado do raio que voce encontrara o valor o angulo solido.

Claramente que toda nova esfera colocada representa um novo angulo-solido de
mesmo valor. IMAGINE agora tres esferas tao proximas quanto possivel. Voce
percebera que :

1) Surge uma regiao central que nao esta contida em nenhuma das tres calotas
iguais definidas pelo tres angulo solidos. Qual o valor, em esfero radianos,
do angulo solido correspondente a esta area ?

Os planos que contem "O" e dois outros centros de duas das tres esferas C1,
C2, C3 interceptam a superficie de C segundo um triangulo esferico
"equilatero". A Area deste triangulo e (A+B+C - pi)*R^2 onde A, B e C sao ao
angulos do triangulo esferico ( formados pelas tangente a esfera C nos
vertices A, B e C. Tendo a area temos o angulo-solido correspondente.
Subtrando esta area dos "gomos" em C1, C2 e C3 calculamos o valor da regiao
central.

2) Toda nova esfera colocada com maxima aproximacao entre duas outras ja
existente fara surgir um novo angulo-solido ( que ja calculamos ) e uma nova
regiao ( que calculamos em 1). Esses sucessivos acrescimos nao podem
ultrapassar 4*pi esfero-radianos ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
2,1230,100203