[obm-l] RE: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Função uniformemente diferenciável

> Caro Artur,

> Observe que uma hipotese crucial para a provinha abaixo eh que f'(z) nao

> seja nem maximo, nem minimo da derivada de f no intervalo. E x^3 tem por

> derivada 3x^2, logo o zero nao se aplica ao teorema, pois eh minimo da

> derivada da f, qualquer que seja o intervalo que contenha a origem. Acho

> que a prova esta correta.

> Abraco,

> Salvador

OK, de fato vc fez esta hipótese e me passou desapercebido. Eu realmente me confundi na sua prova. A função G é de fato contínua em I^2?

Eu conversei sobre esta questão com uns amigos e um deles me deu como contra-exemplo a função f(x) = x^3 + x^3*[sin(1/x^2)]^2, se x<>0, e 0 se x=0. (não sei como que ele sacou esta função....).  Verificamos que f’(0)=0. Verificamos também que f é positiva para x>0 e negativa para x<0, do que deduzimos que não existem x e y que satisfaçam à condicão procurada. Com algum algebrismo podemos constatar que em qualquer vizinhança de 0 f’ assume valores positivos e negativos, de modo que f’(0)=0 não é ponto extremo de f’.

Um abraço

Artur