From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, February 06, 2003 1:02 PM
Subject: [obm-l] Loteria Matematica II

Ola Claudio e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Voce tem certeza que o problema e esse ai embaixo ? Mais que isso : esse
enunciado e "um problema" ?

Os sub-conjuntos abaixo constituem uma escolha valida :

{1,2,3,4,5,6}
{7,8,9,10,11,12}
{13,14,15,16,17,18}
{19,20,21,22,23,24}
{25,26,27,28,29,30}
{31,32,33,34,35,36}
{1,2,7,8,13,14}
{3,4,9,10,15,16}
{5,6,11,12,17,18}

Numa loteria sao sorteados 1 numeros escolhidos aleatoriamente de
{1,2,3,...,48,49}. Cada cartao de apostas deve ser preenchido com exatamente
7 numeros. Uma pessoa pode pode apostar quantos cartoes desejar sem pagar
nada, desde que quaisquer dois cartoes de sua
aposta tenham, NO MAXIMO, uma dezena em comum. O primeiro premio e dado a
pessoa que acertar o maior numero de triplos.

1 ) Exiba uma aposta gratuita que tenha a maxima probabibilidade de ganhar o
primeiro premio
2 ) Qual o valor da probabilidade acima ?

Um Abraco a todos
Paulo Santa Rita
5,1300,060203

http://messenger.msn.com.br