Re: [obm-l] Possivel erro no gabarito

On Wed, Jan 29, 2003 at 10:11:48AM -0200, Augusto Cesar de Oliveira Morgado wrote:
> Voce estah certo. Seu gabarito, como sempre, errado.
> Morgado
>
> Em Wed, 29 Jan 2003 01:33:10 EST, Faelccmm@aol.com disse:

Isso tudo supondo que log x signifique logaritmo de x na base 10.
Eu não uso esta notação e acho que a maioria dos matemáticos também não.
A função logaritmo na base e é super importante por um monte de razões,
a função logaritmo na base 2 é importante em algumas aplicações
mas eu só conheço *uma* aplicação para a função logaritmo na base 10:
fazer contas usando uma tabela de logaritmos. Ora, como tabelas de logaritmos
são tecnologia obsoleta (você está olhando para a razão disso agora mesmo)
a função logaritmo na base 10 deveria ser também considerada obsoleta
e devidamente esquecida e portanto não merece um símbolo especial.

Quando eu vejo log x eu penso em logaritmo de x na base e;
só se for uma questão escolar eu considero a possibilidade
de que o autor estivesse pensando em logaritmo na base 10.

[]s, N.