[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Problema do avião (trigonometria)



 

 Faelccmm@aol.com wrote:

Olá pessoal,

Eu não sei se este problema chegou ontem a lista, acho que vcs pensaram que a mensagem que eu enviei dizendo que uma questão de trigonometria foi enviada e não era para ser enviada, e acho que vcs pensaram que era esta. Mas eu enviei esta ontem e estou enviando novamente pois eu acho que a minha resoposta está certa.

Vejam a questão:

(FUND. CARLOS CHAGAS-SP) Um avião voa numa reta horizontal de altura 1 em relação a um observador 0, situado na projeção horizontal da trajetória. No instante t_(zero) é visto sob ângulo alfa e no instante t_1sob ângulo beta. A distância percorrida pelo avião no intervalo (t_zero;t_1) é :

Resp: cotg(beta) - cotg(alfa)

Obs: Descrição da figura:

No instante t_0 o avião, o observador e o solo formam um triângulo retângulo onde alfa é o algulo entre o observador e o solo.
No instante t_2 o avião, o observador e o solo formam, novamente, um triângulo retângulo onde beta é o ângulo entre o observador e o solo.     

A alternativa "d" do meu gabarito era cos(beta) - cos(alfa). Será que não é essa a alternativa correta? Digo isto pelo seguinte motivo:
Se ele quer as distâncias entre os instantes t_0 e t_1, e o avião caminha sem nenhuma alteração em seu coeficiente angular, então a distancia entre os instantes é a mesma distancia entre a projeção horizontal do avião em t_0 e a projeção horizontal do avião em t_1. A projeção horizontal do avião em t_0 não é igual ao cos(alfa) ? E a projeção horizontal do avião em t_1 não é igual ao cos(beta), portanto t_1 - t_0= cos(beta) - cos(alfa), não estou certo ?

 

Não. De acordo com o trianguloque vc construiu, a projecao horizontal em t_0 é dada por a.cos(alfa), onde a é a hipotenusa. Talvez vc tenha utilizado a hipotese de q a hipotenusa vale 1, o q nao é correto. Uma solucao possível é:

Utilizando o triangulo retângulo q vc construiu, observe q o lado oposto aos angulos  alfa  e  beta  valem  1.  Assim, temos q tg(alfa) = 1/x e                    tg(beta) = 1/y, onde x e y representam os catetos adjacentes a alfa e beta, respectivamente. Assim, a distancia percorrida entre t_0 e t_1 será:

d = y - x = 1/tg(beta) - 1/tg(alfa) = cotg(beta) - cotg(alfa)

 

 Tertuliano Carneiro.



Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.