[obm-l] Problemas de otimização

Estou com um problema cujo enunciado não entendi até
agora (naum sei nem como começar), quem sabe algum
colega possa me ajudar.

"A resitência de um viga retangular é proporcional a
sua largura (L) e ao quadrado de sua altura (h).
Encontre de que maneira deve-se cortar um tronco
cilíndrico de raio ´a´ para se obter uma viga de maior
resistência possivel."

Tem um outro problema que resolvi, mas não estou bem
seguro a respeito de sua resposta. Achei raiz de 2,
mas tenho uma sensação que esteja errado. Eis o dito
cujo:

Um funil de volume dado deve ter a forma de um cone
circular reto. Encontre a razão da altura pelo raio da
base para que a quantidade de material empregado seja
a menor possível.

Agradeço desde já.

[]´s Marcos.

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.
http://br.busca.yahoo.com/