Re: [obm-l] Livro Geometria

Ola Leonardo e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Foi esse livro que despertou meu interesse pela Matematica.

Voce teve a mesma impressao que eu tive, quando o li pela primeira vez, apos
adquiri-lo em um sebo ( sebo = livraria de livros usados ). Muitas vezes me
perguntei o que o tornava tao interessante e diferente dos outros ...

Me parece que e porque os autores ( Eduardo Wagner e Augusto Morgado ) nao
perdem tempo provando coisas simples e evidentes, partindo imediatamente a
exposicao de fatoss espetaculares e inusitadas, que dificilmente
imaginariamos que ocorrem.

Quando um matematico explica um fenomeno inusitado ( por exemplo : o circulo
de nove pontos ) ele aguca nossa inteligencia e nos vemos claramente que a
Matemaica nao se resume a provas de fatos evidentes e, portanto,
desmotivadoras ( por exemplo : prove que 1+1=2 ).

Um Matematico adulto pode apreciar o formalismo, mas uma mente nova
geralmente nao aprecia estas coisas ... Prove a uma crianca algo que ela
duvida e nao suspeia e voce vai conquistar o interesse dela ... me parece
que e esse simples detalhe que diferencia as grandes obras da mesmice e
mediocridade que campeia na imensa maioria das obras didaticas da matematica

As Olimpiadas de Matematica, que todos nos gostamos e admiramos e pelas
quais fazemos verdadeiros sacrificios e uma continuacao de tudo isso ... Por
que elas fazem sucesso ? Simplesmente porque as pessoas inteligentes odeiam
coisas rotineiras e burocraticas, que sao os aspectos tipicos do ensino
comum ...

Neste sentido, o Livro a que voce se refere, o Geometria II dos Prof Wagner
e Morgado, se nao foi o marco inicial e corajoso de uma revolucao
pedagogica, foi, ao menos, o alvorecer de tudo isso. E nos somos felizardos
por termos em nossa lista estes dois Prof's que iniciaram esta revolucao :
Wagner e Morgado.

Seria excelente que estes Profs dessem continuidade ao que comecaram com
tanto brilho e eficiencia !

Para que esta mensagem nao fique totalmente fora de nossa tradicao, aqui vai
uma joia do Geometria II :

1)Sejam "a", "b", "c" e "d" os lados de um quadrilatero ciclico. Mostre qua
a area S desse quadrilatero pode ser expressa como :
S=Raiz_Quadrada((p-a)(p-b)(p-c)(p-d)) onde p e o semi-perimetro.

2)Se o quadrilatero e incritivel e circunscritivel, entao :
S=Raiz_Quadrada(abcd)

PROBLEMA : Se ABC e um triangulo e C o circulo inscrito nele, sejam C1, C2 e
C3 as tres partes da area do triangulo que nao pertencem ao circulo. Calcule
cada uma, separadamente, em funcao dos lados do triangulo.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
6,1111,170103